Programa Be Responsible

A Beryllium Science and Technology Association (BeST) (Associação para a Ciência e a Tecnologia do Berílio) dá-lhe as boas-vindas ao Programa de Gestão Responsável de Produtos de Berílio "Be Responsible". Este website fornece uma apresentação sobre as utilizações comuns do berílio, juntamente com informações e orientações para melhorar a segurança do trabalhador durante a produção e processamento de materiais que contêm berílio. A BeST representa os principais importadores de berílio para a UE. Poderá encontrar uma versão detalhada do programa Be Responsible, em inglês, em www.berylliumsafety.eu.

CONTACTE-NOS

Beryllium Science & Technology Association AISBL

Rue Belliard 205

1040 Bruxelas

Tel: +32 (0)2 213 74 20

Email: info @ beryllium . eu

 

O QUE É O BERÍLIO?

O berílio é um elemento natural que é extraído de minerais como o metal berílio. O metal berílio puro tem um ponto de fusão excecionalmente elevado e é o mais leve de todos os elementos sólidos quimicamente estáveis. O berílio é um terço mais leve do que o alumínio, embora tenha seis vezes a rigidez específica do aço.

Produits_Alliages%2520CuBe_02_edited_edi
 

QUAL É A UTILIZAÇÃO MAIS COMUM DO BERÍLIO?

Screenshot 2020-05-06 at 10.56.52.png

O berílio tem a sua maior utilização como liga metálica de cobre-berílio (CuBe), contendo 2% ou menos de berílio. As formas comuns de CuBe processadas utilizadas em setores de produção incluem formatos de hastes, barras, tubos, placas e lâminas. Ligas que contêm berílio são usadas em equipamentos elétricos e eletrónicos, equipamentos médicos, exploração de energia, estruturas submarinas, moldes de plástico, interruptores de pressão, aviação, indústria aeroespacial, comunicações, indústria automóvel e produção de equipamentos pesados, onde a fiabilidade e uma vida útil longa são essenciais.

 

POTENCIAIS EFEITOS PARA A SAÚDE DA EXPOSIÇÃO AO BERÍLIO

image005.png

O processamento de materiais que contêm berílio pode representar um risco para a saúde se não forem seguidas práticas seguras, especialmente em processos que geram pó. A inalação de berílio transportado pelo ar pode causar uma doença pulmonar grave em indivíduos sensibilizados, e que pode ser fatal.

Os produtores e distribuidores de produtos que contêm berílio elaboram Fichas de Dados de Segurança (FDS), Fichas de Informações do Produto (FIP) ou Fichas de Informações de Segurança (FIS) que fornecem orientações adicionais de saúde, segurança e proteção ambiental que devem ser lidas e compreendidas antes de trabalhar com materiais que contêm berílio.       

 

PROTEÇÃO DO TRABALHADOR DE BERÍLIO

Screenshot%25202021-02-11%2520at%252017_

As operações que geram pó ou fumo de berílio no ar devem possuir controlos de exposição, como ventilação local por exaustão. As exposições do trabalhador ao limite de exposição ocupacional (LEO) não são visíveis e requerem a recolha de amostras de ar por um higienista industrial ou outro profissional de saúde e segurança ocupacional qualificado que realize a comparação com o LEO aplicável.

 

O elemento central do programa Be Responsible da BeST é o Modelo de Proteção do Trabalhador de Berílio (MPTB), que se baseia em oito elementos que devem ser utilizados tanto pela administração como pelos trabalhadores.

Manter o berílio

                           

                         Fora dos pulmões                             Áreas de trabalho limpas

                           

                           

                         Afastado da pele                               Afastado do vestuário

                         

                           

                         Na origem                                           Na área de trabalho

                         

                           

                         Nas instalações                                   Trabalhadores preparados

Screenshot%202021-02-11%20at%2016.41_edi
Screenshot%202021-02-11%20at%2016.41_edi
Screenshot%202021-02-11%20at%2016.41_edi
Screenshot%202021-02-11%20at%2016.41_edi
Screenshot%202021-02-11%20at%2016.41_edi
Screenshot%202021-02-11%20at%2016.41_edi
Screenshot%202021-02-11%20at%2016.41_edi
Screenshot%202021-02-11%20at%2016.41_edi
Screenshot%202021-02-11%20at%2016.42_edi

Parte-se do princípio que este modelo não é uma abordagem única e que os utilizadores finais poderão precisar de todo ou apenas parte deste modelo no seu local de trabalho. O sucesso deste modelo reconhece que o desempenho excecional de segurança do berílio pode ser alcançado através de uma combinação da autogestão da segurança por parte do gestor operacional, de uma utilização disciplinada do modelo de proteção do trabalhador de berílio e da participação ativa do trabalhador.

 

CONTROLAR AS EXPOSIÇÕES NO LOCAL DE TRABALHO

Screenshot%202021-02-11%20at%2017.26_edi

O MPTB fornece orientação e informações úteis para gestores operacionais de instalações com trabalhadores que manuseiam materiais que contêm berílio de formas que geram partículas transportadas pelo ar. O modelo incentiva o uso de controlo de engenharia e controlo de práticas de trabalho, incluindo equipamento de proteção individual para controlar a potencial exposição do trabalhador. Os controlos de exposição para limitar a emissão e dispersão de pó são necessários para manter as áreas de trabalho de berílio limpas e manter as partículas de berílio fora dos pulmões, afastadas da pele, afastadas do vestuário. No processo de trabalho, na área de trabalho e nas instalações devem ser avaliados e implementados conforme adequado. Os trabalhadores devem receber formação em procedimentos de trabalho seguros.

Os principais meios para reduzir a exposição são os controlos de engenharia e a manutenção visível da limpeza do local de trabalho. O isolamento do processo de ventilação local por exaustão e o processamento húmido costumam constituir meios eficazes de controlar a geração de partículas transportadas pelo ar. Pode ser necessário equipamento de proteção individual (EPI), como respiradores, luvas, vestuário de proteção e protetores de calçado.​​

Em www.berylliumsafety.eu, a BeST fornece uma ferramenta de origens de exposição, que caracteriza o potencial de risco por tipo de operação e fornece orientações para questões operacionais específicas. A ferramenta também inclui elementos auxiliares de formação para trabalhadores.

 
OSHA%20Healthy%20Workplaces%20logo_edite

VIGILÂNCIA MÉDICA DE TRABALHADORES

Os empregadores devem seguir os requisitos estabelecidos pelos respetivos estados-membros em relação à vigilância da saúde ocupacional. No entanto, a BeST recomenda que qualquer trabalhador que apresente sinais ou sintomas de exposição ao berílio seja avaliado por um médico com experiência em doenças pulmonares crónicas. Os sintomas podem incluir falta de ar, tosse inexplicável, fadiga, perda de peso, febre e suores noturnos. Os países europeus nomearam pontos focais para a segurança e saúde no trabalho, constituídos geralmente pelas autoridades nacionais competentes. Está disponível uma lista de Pontos Focais Nacionais no nosso site em inglês.

 

UTILIZAÇÕES, BENEFÍCIOS E APLICAÇÕES ESSENCIAIS DO BERÍLIO

Devido à sua combinação incomparável de propriedades, o berílio e os materiais que contêm berílio tornaram-se materiais importantes para uma ampla gama de aplicações comerciais e governamentais. Estes materiais trazem benefícios incomparáveis à sociedade e são o material de eleição em aplicações essenciais onde não podem ocorrer falhas. O berílio é uma matéria-prima essencial (MPE) para a UE e está incluído na lista de MPE da UE desde a sua primeira publicação em 2011.

strip after pressed-1.jpg