Programa Be Responsible

A Beryllium Science and Technology Association (BeST) (Associação para a Ciência e a Tecnologia do Berílio) dá-lhe as boas-vindas ao Programa de Gestão Responsável de Produtos de Berílio "Be Responsible". Este website fornece uma apresentação sobre as utilizações comuns do berílio, juntamente com informações e orientações para melhorar a segurança do trabalhador durante a produção e processamento de materiais que contêm berílio. A BeST representa os principais importadores de berílio para a UE. Poderá encontrar uma versão detalhada do programa Be Responsible, em inglês, em www.berylliumsafety.eu.

CONTACTE-NOS

Beryllium Science & Technology Association AISBL

Rue Belliard 205

1040 Bruxelas

Tel: +32 (0)2 213 74 20

Email: info @ beryllium . eu

 

Introdução

A associação do berílio "Beryllium Science and Technology" (BeST) desenvolveu o Programa de Gestão Responsável de Produtos com Berílio "Be Responsible" para melhorar continuamente a segurança dos trabalhadores durante a produção e transformação de materiais que contenham berílio.

O programa "Be Responsible" é um meio adequado para incentivar a redução da exposição ao berílio no local de trabalho, nas empresas de fabrico, transformação, montagem, tratamento de resíduos e reciclagem, e para promover controlos técnicos, práticas de trabalho e equipamentos de proteção individual reconhecidos e disponíveis para implementar as disposições do programa.

O que é o berílio (Be)? 

O berílio é um elemento natural extraído de minerais sob a forma de berílio metal. O berílio metal puro tem um ponto de fusão excecionalmente alto e é o mais leve de todos os elementos sólidos quimicamente estáveis. O berílio é um terço mais leve do que o alumínio, mas tem uma rigidez específica seis vezes maior que o aço. 

Qual é a utilização mais comum do berílio? 

A maior utilização do berílio encontra-se numa liga metálica de cobre-berílio (CuBe) que contém 2% ou menos de berílio. Na maioria das vezes, o CuBe é produzido sob a forma de varas, barras, tubos, placas ou folhas (rolos). As ligas com berílio são usadas em equipamentos elétricos e eletrónicos, equipamentos médicos, exploração de energia, estruturas submarinas, moldes para plásticos, interruptores de pressão, aeronáutica, aeroespacial, telecomunicações, setor automóvel e fabrico de equipamentos pesados, em que a fiabilidade e a vida longa são essenciais.

Voltar ao início  ↑

 

Efeitos potenciais da exposição ao berílio na saúde

 

O tratamento de materiais que contêm berílio apresenta riscos para a saúde se não forem seguidas práticas seguras, principalmente nos processos que geram poeiras. A inalação de berílio em suspensão no ar pode causar doenças pulmonares graves em certas pessoas.
 

A BeST preparou um Boletim de Segurança sobre o Berílio que descreve resumidamente os perigos para a saúde associados à exposição ao berílio, as principais fontes de exposição e as medidas gerais de controlo.

Os fabricantes e distribuidores de produtos à base de berílio preparam Fichas de Dados de Segurança (FDS) ou Fichas de Informações de Segurança (FIS) para os artigos que fornecem conselhos adicionais em matéria de saúde, segurança e ambiente, e que devem ser lidas e compreendidas antes de se trabalhar com materiais que contenham berílio.

Voltar ao início  ↑

 

Modelo de proteção dos trabalhadores do berílio

O Modelo de Proteção dos Trabalhadores de Berílio (MPTB), desenvolvido ao longo do tempo, é o núcleo do programa "Be Responsible" e baseia-se em oito elementos que devem ser aplicados pela gestão e pelos trabalhadores.

 

                                                                         Assegurar-se de que o berílio 

                             Ø  Fica fora dos pulmões                            Ø  É manuseado nas áreas de trabalho dedicadas ao berílio limpas

                             Ø  Ø Não entra em contacto com a pele         Ø  Não entra em contacto com a roupa

                             Ø  É conservado na origem                            Ø  É mantido na área de trabalho

                             Ø  É conservado dentro da fábrica                 Ø  É manuseado por trabalhadores previamente formados

É evidente que este modelo não é uma abordagem única e que os utilizadores podem precisar da totalidade ou de apenas parte deste modelo no seu local de trabalho.

O sucesso deste modelo confirma a hipótese de que um desempenho excecional de segurança do berílio pode ser alcançado pelo assumir da segurança pelos responsáveis de exploração, uma utilização disciplinada do modelo de proteção dos trabalhadores do berílio e uma participação ativa dos trabalhadores.  

Guia Geral de Saúde e SegurançaFR DE EN ES IT 

VÍDEOS - www.berylliumsafety.eu contém vários vídeos informativos sobre os objetivos operacionais (apenas em inglês).

Voltar ao início↑

 

Elementos a ter em consideração para operações específicas

 

A BeST desenvolveu práticas de segurança para operações específicas, conforme descrito abaixo.

Operações com baixo risco de inalação

Guia da manuseamento para fresagem e torno de comando numérico CNC: FR DE EN ES IT
Guia de controlo da exposição a serração: FR DE EN ES IT
Operações de estampagem (recorte): FR DE EN ES IT

Operações com risco provável de inalação

Guia de controlo da exposição ao processamento por eletroerosão (EDM): FR DE EN ES IT
Guia de controlo da exposição à lixagem, esmerilagem, retificação e polimento: FR DE EN ES IT
Guia de controlo da exposição à fusão e à colagem em fundição: FR DE EN ES IT
Guia de controlo da exposição ao tratamento térmico: FR DE EN ES IT
Guia de controlo da exposição à forjagem: FR DE EN ES IT
Guia de controlo da exposição à soldadura: FR DE EN ES IT

 

RECURSOS - www.berylliumsafety.eu contém brochuras de utilização fácil para cada uma destas atividades. Estas brochuras estão disponíveis em inglês, espanhol, italiano, francês e alemão.

Voltar ao início↑

 

Avaliação da exposição ao berílio no local de trabalho

A quantidade de pó de berílio ou outras partículas de berílio em suspensão no ar libertadas durante o tratamento de um produto à base de berílio determina a extensão do controlo de exposição necessária para proteger os trabalhadores. Para determinar os níveis de exposição ao berílio invisível a olho nu num determinado local de trabalho, é necessária a recolha de amostras de ar. Um higienista industrial ou outro profissional qualificado em saúde e segurança no  trabalho deve ser chamado para estabelecer um plano de amostragem. 

RECURSOS - www.berylliumsafety.eu contém os seguintes documentos úteis:

·       Guia de Avaliação de Exposição: FR DE EN ES IT

·       Ferramenta de ajuda para a formação em estratégias de avaliação de exposição

·       Guia das obrigações de informação e avaliação da segurança química; Capítulo R.14: Avaliação da exposição

        profissional (ECHA)

Voltar ao início  ↑

 

Controlo da exposição no local de trabalho

As instalações onde são manuseados materiais que contêm berílio de uma forma que gera partículas são incentivadas a implementar controlos técnicos, verificações das práticas de trabalho e verificações dos equipamentos de proteção, para assim reduzir a exposição potencial dos trabalhadores. Os controlos da exposição para limitar as emissões e a dispersão de poeiras, ou seja, manter as áreas de trabalho de berílio limpas e manter as partículas de berílio fora dos pulmões, da pele, das roupas, ao nível precedente, na área de trabalho e no local da fábrica, devem ser avaliados e implementados de forma adequada.

Os principais instrumentos para reduzir a exposição são os controlos técnicos. A ventilação local por aspiração, as práticas de limpeza ou tratamento por via húmida são frequentemente meios eficazes para controlar a produção de partículas em suspensão no ar. Outro tipo de controlo da exposição é a utilização de um equipamento de proteção individual (EPI), como uma máscara de respiração. 

A BeST desenvolveu um guia de fontes de exposição que determina o potencial de risco por atividade e aborda questões operacionais específicas. A ferramenta também pode ser usada como auxiliar de formação.

RECURSOS - www.berylliumsafety.eu contém os seguintes documentos úteis:

·       Equipamento de proteção individual e guia de higiene: FR DE EN ES IT

·       Fontes de exposição e estratégias de controlo

 

Voltar ao início↑

 

Vigilância médica dos trabalhadores

As entidades patronais devem respeitar as condições estabelecidas pelos Estados-Membros em matéria de vigilância da saúde no trabalho. No entanto, a BeST recomenda que qualquer trabalhador que apresente sinais ou sintomas de exposição ao berílio seja avaliado por um médico especialista em doenças pulmonares crónicas.

Os países europeus designaram pontos focais regionais para a segurança e saúde no trabalho, que geralmente constituem a autoridade nacional competente.

RECURSOS - www.berylliumsafety.eu contém uma lista de Pontos Focais Nacionais.
 

 

Voltar ao início  ↑

Utilizações, benefícios e aplicações essenciais do berílio

Devido à sua combinação única de múltiplas qualidades, o berílio e os materiais que contêm berílio tornaram-se materiais importantes para uma vasta gama de aplicações comerciais e governamentais. Esses materiais trazem benefícios incomparáveis para a sociedade e continuam a ser os materiais preferidos em aplicações críticas em que falhar não é uma opção. O berílio tem sido uma matéria-prima crítica para a UE desde a primeira lista em 2011.

RECURSOS - www.berylliumsafety.eu contém os seguintes documentos úteis:

·       Aplicações críticas do berílio

·       Os benefícios que o berílio traz para a sociedade

·       Utilizações do berílio

Voltar ao início  ↑

CONTACTE-NOS

Beryllium Science & Technology Association AISBL

Rue Belliard 205

1040 Bruxelas

Tel: +32 (0)2 213 74 20

Email: info @ beryllium . eu